1632

Câmara Municipal de Euclides da Cunha

Pular para o conteúdo

Sessão Ordinária 18 de novembro de 2019

21/11/2019 às 08h35

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Na Sessão Legislativa da última segunda-feira (18), os vereadores trataram de temas como abastecimento de água, pavimentação de estradas, emendas impositivas, preservação do meio ambiente, saneamento básico entre outros.

Durante a Sessão os vereadores também discutiram e votaram um Projeto de Lei e sete indicações, o PL se referia ao programa de recuperação e estímulo a quitação de débitos fiscais REFIS MUNICIPAL 2019, e as indicações continham solicitações de diversas naturezas para o nosso município, a sessão contou ainda com a realização de mais uma tribuna popular, desta vez sendo utilizada pelo Sr.Ivanilton Narciso Pereira, representante da CMDS e animador da EDUCOM do Território do Semiárido Nordeste II.

Na abertura dos trabalhos a servidora Alba Cristina fez a leitura do que havia para o expediente, e logo em seguida o presidente autorizou o uso da tribuna popular pelo Sr.Ivanilton, que fez uso do tempo regimental de quinze minutos para fazer o seu pronunciamento.

A fala do Sr. Ivanilton Pereira teve como tema “Políticas sustentáveis, políticas sociais e uso das redes sociais como ferramenta fundamental para estas políticas”, onde o mesmo tratou de assuntos como o semiárido, dados demográficos do município, êxodo rural, capacitação EDUCON, agricultura familiar, consórcios municipais, veículos de comunicação, uso das redes sociais entre outros.

A sessão teve prosseguimento com os discursos dos vereadores que se inscreveram através do sistema legislativo digital para fazerem uso da palavra, sendo que a ordem dos pronunciamentos ficou a seguinte, vereadores: Del Lima, Bolivar, Romilda Costa, Simone Matos, Neném de Diassis, Ireno Barreto, Aroldo Rocha, Rubenilson Campos, Valdemir Dias, Júnior da Pax e Adriano Reis.

Como primeiro a fazer uso da palavra o vereador Del Lima tratou de temas como a Feira Cultural da comunidade de Massacará, patrolamento de estradas, chegada de trovoadas, uso de redes sociais, ano eleitoral e sobre o abastecimento de água no povoado de Soares.

Logo em seguida fez uso da palavra o vereador Bolivar, tratando de temas como a crise financeira no país, o abastecimento de água nas comunidades de Maria Preta, Lagoa do Cupã, Boi Bravo, Serra de Mãe Inácia e Boqueirão, calçamento nas comunidades de Ruilândia, Maria Preta e Serra de Mãe Inácia e sobre a divisão territorial do município, mais especificamente sobre a comunidade de Serra Branca.

A vereadora Romilda Costa tratou de temas como o posso artesiano de Catende azul, SERB, poços artesianos das comunidades de ferro de engomar, Brejinho e Muriti, Emendas impositivas para a ACACEC, casa de farinha da comunidade de Serra Vermelha, limpeza da Barragem de constância, pavimentação de Caimbé, recuperação de estrada de Cipó a Bananeira, poços artesianos das comunidades de Baixas e Ferro de Engomar e aquisição de aparelho de ultrassonografia

Em seu discurso a vereadora Simone Matos falou sobre o poço artesiano de Serra Branca, SERB, situação da seca, carros pipas, bomba de água de Queimada do Raso, reajuste dos servidores públicos, SINSPEC, PSF de Pinhões e sobre a Dra. Ludmila.

O vereador Neném de Diassis abordou temas como a rede de esgoto do bairro do Dengo e da rua Monte Santo, saneamento básico do bairro Jeremias, concessão pública da Embasa, tarifa de rede de esgoto, abastecimento de água de lagoa da Ilha e sobre agricultura familiar

Em seu discurso o vereador Ireno Barreto falou sobre o abastecimento de água da comunidade de Serra Branca, SERB, Guarda Municipal e sobre a proposta de colocação de hidrômetros em poços artesianos por parte do governo estadual.

O vereador Aroldo Rocha iniciou o seu discurso fazendo uma moção de pesar pelo falecimento do Sr. Fernando José Quito , em seguida falou sobre a formatura dos bombeiros civis de Euclides da Cunha e sobre suas indicações para a pavimentação das ruas do Muriti, pavimentação de ruas manutenção da quadra poliesportiva e da escola da Nova América, colocação de quebras molas, e sobre a iluminação publica do Minha Casa Minha Vida.

Em seu discurso o vereador Rubenilson Campos tratou de temas como a sustentabilidade ambiental, a mata nativa da Serra da santa Cruz, preservação do meio ambiente, clínica odontológica do Bairro da Bela vista, campo de futebol da comunidade de Cabeça do Poço, as visitas que fez as comunidades de Ruilândia, Massacará, Mucambo e barra do tanque e sobre o pronunciamento que o mistro da educação fez sobre a Proclamação da República e monarquia

O vereador Valdemir Dias falou sobre a poeira que está surgindo das obras que ocorrem nas proximidades da UPA, reajuste dos servidores municipais, divisão territorial e dados populacional do município de Euclides da Cunha e da comunidade de Serra Branca, emendas impositivas e sobre

a climatização do hospital municipal.

Em seu discurso o vereador e vice-presidente da Câmara Júnior da Pax, falou sobre a formatura dos bombeiros civis de Euclides da Cunha, PSF de Pinhões, estrada do Curral Falso, esgotamento sanitário do bairro do Dengo, pavimentação em frente a UPA, esgotamento sanitário do bairro Jeremias e sobre o abastecimento de água nas comunidades do município.

O vereador Adriano Reis abordou temas como a prestação de serviços da Embasa, o vazamento de água na comunidade de Porteiras, poço artesiano da comunidade de Catende Azul, agricultura familiar e sobre a merenda escolar.

Após a etapa dos discurso livres ocorreram os discursos das lideranças, quando fizeram uso da palavra os vereadores Aroldo rocha, Bolivar e Ireno Barreto.

O vereador Aroldo rocha tratou de temas como a Lei Municipal 1.397 de sua autoria, que cria a Semana municipal de prevenção a saúde do homem, sobre a poeira que está correndo nas obras nas proximidades da UPA e sobre o Calçamento do Muriti

O vereador Bolivar falou sobre a Embasa, taxa de esgoto, merenda escolar, quadra poliesportiva da Nova América, abastecimento de água de Ruilândia, Campo de aviação, rodoviária da cidade, Hotel do Conselheiro e sobre a estrada de Aribicé.

Em seu discurso o vereador Ireno Barreto tratou de temas como a Rodoviária da cidade, BA220, e sobre a proposta do governo do estado de instalar hidrômetros em poços artesianos.

Após os discursos das lideranças, os vereadores discutiram e votaram o PL 014/2019 de autoria do Poder Executivo, que trata do programa de recuperação e estímulo a quitação de débitos fiscais-Refis Municipal 2019, sendo que após a discussão o mesmo foi votado e aprovado por unanimidade dos presentes.

Em seguida houve a apresentação, discussão e votação das indicações dos vereadores Del lima, solicitando a complementação do asfaltamento da Rua Joaquim Santana Lima;

Mergulho, solicitando o calçamento da Rua Oswaldo Ferreira de Santana, Travessa Floriano Peixoto no bairro do Dengo (rua do CAPS);

Neném de Diassis, solicitando a implantação do sistema de esgotamento sanitário no bairro Jeremias e outra solicitando a reforma da Escola do povoado de Pai João;

Ireno Barreto, solicitando a perfuração de um novo poço artesiano para a comunidade de Terra Branca e localidades vizinhas;

Aroldo Rocha, solicitando a implantação de quebra-molas na Av. Almerindo Rehem , um em frente ao prédio do Sr. Raimundinho Lima(falecido) , e outro em frente a praça do antigo quiosque

Tita, solicitando a construção de um abrigo municipal de animais em área existente ao lado do Centro de Comercialização de Animais que já pertence ao município.

Apos a apresentação das indicações por parte dos seus autores, as mesmas foram discutidas, votadas e aprovadas por unanimidade.