Sessão Ordinária - 09 de dezembro de 2019

12/12/2019 às 18h13

Na última segunda-feira os vereadores realizaram mais uma sessão ordinária onde discutiram temas como abastecimento de água, Hospital Português, CERB, funcionalismo público, reforma de prédios escolares etc, na sessão também ocorreu mais uma Tribuna Popular, espaço destinado aos cidadãos que são representantes de classes para fazerem uso da palavra durante as sessões legislativas.

Na ocasião que fez uso da Tribuna Popular foi o Sr. Edney Souza , o Chê do Sertão, presidente do sindicato dos servidores municipais de Canudos, que na oportunidade representou o Sr. Paulo Caldas, presidente do sindicato dos servidores municipais de Euclides da Cunha, e na oportunidade o mesmo fez uso da tribuna por quinze minutos para falar sobre a reformulação do estatuto e plano de carreira dos funcionários públicos municipais de Euclides da Cunha.

Após a Tribuna Popular iniciaram-se os discursos livres e os discursos de lideranças, quando fizeram uso da palavra os vereadores que se inscreveram através do sistema legislativo digital, com cada um podendo fazer uso da palavra durante cinco minutos, e pela ordem discursam os vereadores Mergulho, Rubenilson Campos, Romilda Costa, Del Lima, Júnior da Pax, Simone Matos, Ireno Barreto, Valdemir Dias e Neném de Diassis, Aroldo Rocha e Adriano Reis

O primeiro a discursar foi o vereador Mergulho, que concentrou o seu discurso nas benfeitorias que estão sendo feitas na comunidade de Coentros e no desfile do dia oito de dezembro em homenagem a nossa padroeira.

Em seguida foi a vez do vereador Rubenilson Campos fazer uso da palavra, e o mesmo tratou de temas como o funcionalismo público municipal, o resultado do PISA – programa internacional de avaliação de estudantes, a situação do ensino no Brasil, o programa Estudante Nota 10 e sobre o evento do cicloturismo que aconteceu em nossa cidade.

Em seu discurso a vereadora Romilda Costa tratou de temas como os servidores públicos municipais, o abastecimento de água nas comunidades de Catende Azul e Tijolos, administração pública municipal, papel dos vereadores e reforma dos prédios escolares do município.

O vereador Del Lima centrou o seu discurso nas declarações feitas pelo governador Rui Costa e senador Otto Alencar sobre o resultado das últimas pesquisas eleitorais.

Em seu discurso o vereador Júnior da Pax abordou temas como as futuras cirurgias ortopédicas do Hospital Português, a disponibilização de urologista no município, a Embasa e o abastecimento de água nas comunidades.

A vereadora Simone Matos discursou sobre a situação do funcionalismo público municipal, a atuação da CERB e o poço artesiano da comunidade de Terra Branca.

O vereador Ireno Barreto tratou de temas como o funcionalismo público municipal, o prédio escolar da comunidade de Soares, o setor de obras da prefeitura, a atuação da CERB e a situação da BA220.

Em seu discurso o vereador Valdemir Dias falou sobre a atuação da CERB, o abastecimento de água na comunidade de Terra Branca, Catende Azul e Tijolos, o sistema elétrico das comunidades de Ferro de Engomar e Brejinho e sobre o plano de cargos e salários dos servidores públicos municipais.

O vereador Neném de Diassis tratou de temas como os servidores públicos municipais e o plano de cargos e salários, Hospital Português e sobre a procissão em homenagem a nossa padroeira.

Em seu discurso como líder de bancada o vereador Aroldo Rocha abordou temas como o plano de cargos e salários do funcionalismo público municipal, a climatização do Hospital Português, a festa em homenagem a nossa padroeira e a utilização de carros de som durante os festejos.

O vereador Adriano Reis em seu discurso também com líder da bancada falou sobre funcionalismo público municipal, Hospital Português, pesquisas eleitorais e sobre o abastecimento de água nas comunidades de Catende Azul e Tijolos.

Após os vereadores discursarem, foi iniciada a apreciação dos projetos que haviam para ser discutidos e votados, sendo o primeiro deles o PLL 017/2019 de autoria do vereador Valdemir Dias, que dispõe sobre a nomenclatura da Rua “D” do loteamento Solar das Árvores, que passa a se chamar Rua Napoleão Costa Souza.

Em seguida foi discutido e votado o PLL 024/2019 de autoria do vereador Aroldo Rocha, que dispõe sobre a nomenclatura da Rua “J” do loteamento André Ferreira Brito do bairro Nova América, que passa a se chamar Rua André Ferreira Brito.

Logo após foi discutido e votado o PLL 026/2019 de autoria do vereador Adriano Reis que dispõe sobre a denominação da Escola São Nicolau, no povoado de Serra Vermelha, que passa a se chamar Escola Maria Madalena de Araújo

Todos os projetos após serem discutidos foram votados e aprovados por unanimidade dos vereadores presentes.

Antes do encerramento da sessão o presidente da câmara, vereador Tita, fez uso da palavra para fazer suas considerações finais quando tratou de temas como as pesquisas eleitorais, Conselho Tutelar, Embasa e abastecimento de água no município, atuação da CERB e o funcionalismo público municipal.